‘A UEMS vai estar presente onde a Educação precisa estar’, diz novo Reitor

Durante a solenidade de posse da nova Reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realizada na noite desta quinta-feira (26), em Dourados, o professor Laércio Alves de Carvalho, novo Reitor, falou sobre a força e a importância da Instituição para o Estado e destacou o papel social da Universidade na interiorização da Educação Superior.

“A UEMS vai estar presente onde precisa estar, onde a Educação precisa estar”, destacou o professor Laércio durante seu discurso, feito em conjunto com a professora Celi.

Os novos gestores defenderam o fortalecimento das Unidades Universitárias e dos Polos de Educação a Distância (EaD).

“Esse olhar atento às realidades locais onde estamos inseridos é que norteará as ações da nova gestão, de forma descentralizada, com forte atuação no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, buscando impactar, ainda mais, as comunidades locais com o trabalho de nossa Universidade”, destacou.

A Universidade conta, atualmente, com 60 cursos de graduação, 14 mestrados e dois doutorados. Além disso, considerando apenas as unidades físicas, a UEMS é a Instituição de Ensino Superior mais presente no Estado, com unidades em 15 cidades, além de polos EaD em outros sete municípios.

O novo Reitor, professor Laércio, possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Está na UEMS desde 2004, atuando na docência, tanto na graduação quanto na pós-graduação, nos programas de Agronomia (Aquidauana) e Recursos Naturais (Dourados), onde é professor do quadro permanente. Já foi Vice-reitor, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) e Pró-reitor de Administração e Planejamento (PROAP).

A nova Vice-reitora, professora Celi, possui graduação em Pedagogia e em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado em Educação pela UFMS. Na UEMS, sua trajetória teve início em 1998, no curso de Letras da Unidade de Jardim. Ainda em seus primeiros anos na Instituição, foi chefe do Núcleo de Pesquisa em Educação e uma das responsáveis pela primeira especialização da UEMS na área da Educação. Também teve atuação decisiva na concepção do projeto pedagógico do curso Normal Superior, ação que rendeu grandes benefícios para a educação básica sul-mato-grossense. Atualmente, é coordenadora do Mestrado Profissional em Educação, na Unidade de Campo Grande.

Ad

Você também pode gostar...