Chá digestivo para você usar no dia a dia

A maioria dos problemas físicos ou até mesmo mentais podem ser causados ou acompanhados de problemas digestivos. Nesse caso, um chá digestivo pode auxiliar quem precisa regular as funções do organismo e ajudar a aprimorar o bem-estar.

Neste artigo, vamos falar sobre a digestão na visão do Ayurveda (saiba mais esse estudo aqui!) e dar dicas do chá digestivo perfeito para você. Confira!

A digestão na visão do Ayurveda

Primeiro, vamos entender um pouco sobre digestão na visão do Ayurveda.

Os métodos de tratamento dentro do Ayurveda envolvem os fatores principais do nosso cotidiano. Por consequência, o que fazemos todos os dias determina quem nós somos e como nos sentimos. Como nos alimentamos todos os dias, a dieta é um dos fatores cotidianos mais importantes.

Se todo os dias nos alimentamos, todos os dias deveríamos eliminar dejetos. Se uma pequena porção da comida não for corretamente digerida e absorvida pelos tecidos do corpo, possivelmente formaremos toxinas (saiba mais sobre detox Ayurveda e como começar) e elas se acumularão a longo prazo.

Kapha, Pitta e Vata

Quando a pessoa tende a consumir muitos produtos lácteos, bebidas e comidas geladas e doces com açúcar refinado (bolos, biscoitos, etc.) provavelmente ela vai se sentir pesada, com náusea, letargia, dor de estômago, excesso de muco, sintomas típicos de Kapha agravado.

Se ingerir uma grande quantidade de comidas oleosas, picantes, como frituras ou alimentos ácidos, o resultado pode ser uma sensação de queimação, azia, irritabilidade, sede, os quais são sintomas de Pitta acumulado.

Consumir feijões como soja, lentilhas, grão de bico, etc, ainda mais sem estarem bem cozidos e preparados com especiarias, o resultado será excesso de gases, prisão de ventre, nervosismo, sendo sintomas de acúmulo de Vata.

Mas existem diversos chás digestivos que podem ajudar a melhorar esses desagradáveis sintomas. Veja abaixo.

Chá digestivo ideal para tendências em cada Dosha

  • Vata – cardamomo, manjerona, gengibre fresco ou funcho.
  • Pitta – ervas mais refrescantes como semente de coentro, funcho, cúrcuma, cominho e hortelã, alcaçuz.
  • Kapha – opte por ervas mais picantes e quentes como gengibre seco, pimenta preta, cúrcuma, pimenta caiena.

Você pode consumir algum desses chás quando detectar algum dos sintomas. Coloque em uma garrafa térmica e tome ao longo do dia até passar o seu desconforto. Se tiver alguma queixa mais específica ou se os sintomas perdurarem procure um profissional de saúde.

Deborah Ocampo (ocampoyoga@gmail.com) – Terapeuta Ayurveda especializada nos tratamentos ayurvédicos. Instrutora e praticante de Yoga. Graduando em nutrição.

Ad

Você também pode gostar...