Setembro Amarelo: Confira sinais que podem indicar depressão

depressão é um transtorno que pode surgir em qualquer idade e em qualquer etapa da vida. Nos casos do transtorno, a tristeza não dá tréguas, mesmo que não haja uma causa aparente.

Muitas vezes, é difícil detectar os sinais que podem indicar uma depressão. As pessoas podem achar que é uma tristeza passageira ou que trata-se de uma fase ruim.

Porém, segundo os profissionais da área, se a tristeza persistir na vida de uma pessoa, se a mesma tem pensamentos suicidas e se nada mais tem graça, é a hora de procurar uma ajuda profissional.

O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos. Desaparece o interesse pelas atividades que antes davam satisfação e prazer e a pessoa não tem perspectiva de que algo possa ser feito para que seu quadro melhore.

1 – Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas.

2 – Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis.

3 – Desinteresse, falta de motivação e apatia.

4 – Falta de vontade e indecisão.

5 – Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio.

6 – Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.

7 – A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio.

8 – Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom “cinzento” para si, os outros e o seu mundo.

9 – Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento.

10 – Diminuição da libido.

11 – Perda ou aumento do apetite e do peso.

12 – Insônia e dificuldade de dormir.

13 – Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Jetss

Ad

Você também pode gostar...